13 de agosto de 2013

Integração é foco inicial do GT formado pelo TSA

O grupo de trabalho, formado para pensar coletivamente nas questões que se referem a melhora nas condições socioambientais das comunidades do entorno da Sanga das Três Vendas, se reuniu na sede do TSA na tarde de hoje a fim de dar início às atividades de trabalho.

O foco do GT, neste primeiro momento, é integrar as secretarias a fim de pensar em um planejamento conjunto a partir da formação do Comitê Gestor da Bacia, que será constituído por moradores, equipe técnica, Universidades e Organizações Comunitárias. Entre as pautas da reunião a possibilidade de requalificação urbana de locais de entorno e métodos de participação efetiva da população nas decisões quanto aos empreendimentos foram discutidos. O objetivo do encontro do GT é preparar o grupo para os assuntos que surgirão a partir das primeiras saídas de campo na comunidade. A ideia é integrar projetos entre secretarias e instituições parceiras para possibilitar uma ação conjunta nas áreas de intervenção, visando um mesmo projeto: a revitalização da Sanga das Três Vendas, que será discutida a partir do Comitê Gestor da Bacia.

Estiveram presentes a equipe do TSA, as representantes do Programa Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Martins, Adriane Eslabão e Fabiane Rossales, duas representantes do CRAS Zona Norte, Josiane Ieque e Rosângela Grill e Jorge Alves representando a Secretaria de Gestão e Mobilidade Urbana.

9 de agosto de 2013

Saída de Campo: Obras CG3

A equipe de trabalho do TSA percorreu o trajeto do Coletor Geral 3 no final do mês de julho. O objetivo da saída de campo foi acompanhar os reparos que agora, após o término da obra do CG3, estão sendo realizados nos locais onde foram identificados os transtornos da obra.
Duas frentes de trabalho da empresa Sanenco estão instaladas nas ruas do residencial G Gotuzzo, na Lindoia, e na rua Santo Antônio, bairro Santa Terezinha, a fim de realizar os reparos no asfalto.

8 de agosto de 2013

TSA busca parcerias para composição de GT

Na nova fase do projeto Socioambiental, o TSA está compondo um Grupo de Trabalho -GT- envolvendo representações de Secretarias Municipais, Universidades e Organizações Comunitárias. O objetivo do GT é desenvolver ações integradas visando desenvolver melhorias nas condições socioambientais das comunidades do entorno da Sanga das Três Vendas. Na última segunda-feira, 5, três atividades foram realizadas para o planejamento de um novo projeto que dará continuidade ao trabalho iniciado com as crianças da comunidade.
Os encontros realizados aconteceram no intuito de unir esforços para a elaboração de um projeto que atenda crianças e jovens moradores da região do entorno da Sanga no turno inverso escolar. Em reuniões com o CRAS - Centro de Referência em Assistência Social - Zona Norte e com o programa Redução de Danos, da Secretaria Municipal de Saúde, a equipe do Trabalho Socioambiental firmou novas parcerias para planejamento e atuação no projeto. O objetivo é o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico e participativo a fim de propiciar espaços para a mobilização da comunidade como um todo.
Na próxima semana o TSA reunirá todos os parceiros para a discussão das atividades e do cronograma de trabalho.


TSA se reúne com a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade

Na terça-feira, 6, o TSA esteve em reunião no CAPA, Centro Administrativo da Prefeitura de Pelotas, com a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade, a arquiteta Joseane Almeida. Após a apresentação da segunda etapa de trabalho, a equipe do TSA expôs a demanda da população do entorno da Sanga referente às possibilidades de revitalização do local. O objetivo da reunião foi firmar uma parceria a fim de garantir a participação da secretaria na resolução das demandas da população do entorno e na elaboração dos projetos destinados ao entorno da Sanga das Três Vendas. Estiveram presentes a coordenadora do TSA, Aline Fonseca, as estagiárias do curso de Serviço Social, Jéssica Ávila e Laura Vaz e a secretária Joseane Almeida.

2 de agosto de 2013

Últimos acertos antes do início das ações da ALM

Os últimos acertos antes do início do trabalho da Agência da Lagoa Mirim em parceria com o TSA foram definidos ontem, 1, em reunião na sede da ALM. A ideia é que as ações previstas no cronograma da parceria possam ser iniciadas nas localidades de entorno da Sanga das Três Vendas após a assinatura do convênio.
Entre as atividades que serão desenvolvidas na parceria estão:
- A criação de um Comitê Gestor da Bacia, formado por moradores do local com a assessoria da equipe técnica do Sanep e da Agência da Lagoa Mirim;
- Levantamento socioeconômico e socioambiental da área de abrangência do projeto;
- Monitoramento ambiental da Sanga;
- Elaboração de estratégias para recuperação da Sanga e do entorno.
O objetivo das ações desenvolvidas através da parceria do TSA com a ALM é identificar as condições relacionadas com a qualidade de vida e as possibilidades de utilização de diferentes sistemas de saneamento na região. A pretensão é que um questionário piloto de levantamento econômico e social seja aplicado em 20 unidades (residências ou empreendimentos) a fim de verificar a qualidade dos dados produzidos e a adequação do questionário.

18 de julho de 2013

TSA realiza oficina de educação socioambiental para professores da escola Joaquim Duval

Na manhã da última segunda-feira, 15, tiveram início as oficinas do projeto Educomunicação - práticas de jornalismo comunitário e ambiental no Py Crespo e Vizinhança da Universidade Federal de Pelotas. O projeto, realizado em parceria com o TSA, consiste na instrumentalização de multiplicadores em educomunicação socioambiental no bairro Py Crespo. As primeiras oficinas, que são direcionadas aos professores da escola Joaquim Duval, foram as de escrita jornalística e educação socioambiental. Ao todo participaram das oficinas 15 professores de diferentes disciplinas.

A oficina de escrita jornalística foi desenvolvida por estudantes dos cursos de Letras e Jornalismo da UFPel. Além de apresentar noções básicas sobre o texto jornalístico, abrangendo técnica e produção através do uso da linguagem, a oficina instigou a reflexão crítica sobre os meios de comunicação, dando início aos debates que propõe a educomunicação. Para Cíntia Ribeiro, professora da escola nas disciplinas de História, Sociologia e Filosofia, despertar o senso crítico nos alunos dá a possibilidade de que se formem indivíduos para a sociedade. "Sem o olhar crítico o aluno é manipulável. Deixa de ser criativo e potente. Eles vão ter o diploma, mas não opinião. A pessoa só consegue ser um indivíduo quando tem senso crítico sobre as coisas", disse.

Já a oficina de educação socioambiental foi coordenada pela equipe do TSA. Através da fala da coordenadora do projeto foi possível estabelecer o debate acerca das questões da área numa nova perspectiva de pensamento: do local para o global. Segundo a coordenadora do TSA, Aline Fonseca, a ideia da oficina é pensar a problemática socioambiental a partir do conceito de justiça ambiental, considerando a educação ambiental como uma ferramenta que possibilita e dá visibilidade aos conflitos e injustiças ambientais a partir do território no qual as pessoas estão inseridas.
Na opinião do professor de Artes da escola, Marcelo Silva, a participação dos alunos no processo de instigar a reflexão na comunidade se dá no momento em que são vistos como membros ativos e, a partir disso, se mostram agentes importantes no seu próprio ambiente.

No total, serão oferecidas oito oficinas de preparação aos professores e oito encontros durante a produção do jornal com os alunos. Na terça-feira, 16, os professores receberam noções de diagramação e fotografia. As próximas oficinas do projeto serão oferecidas no mês de agosto.