14 de janeiro de 2013

Através do contato com a natureza, o TSA dá início aos seus primeiros projetos


O Trabalho Técnico Socioambiental do Sanep realizou na semana passada algumas das atividades previstas no plano de trabalho. Com o intuito de propiciar uma comunicação educativa, que contemple a proposta do plano de comunicação do Socioambiental, o TSA iniciou na última terça-feira um projeto que tem por objetivo incentivar a criticidade nas crianças. A partir de vídeos com a temática ambiental, produzidos por crianças do bairro Santa Terezinha, o projeto Jornaleco na Trilha da Sanga trará o conhecimento acerca da construção de um produto audiovisual e a consciência de que a realidade transmitida pela mídia é fruto de um processo de escolhas.


A primeira oficina do Jornaleco, ministrada pela educadora ambiental Krischna Duarte, ocorreu na última terça-feira, 8. As crianças, dividas em dois grupos de acordo com a faixa etária, conheceram os equipamentos que serão utilizados para a produção dos vídeos - câmera filmadora, microfone, tripé etc. Além disso, as crianças foram levadas até a sanga do bairro Três Vendas - uma das prioridades de ação do TSA - para analisar a situação do curso natural de água, que hoje sofre devido ao grande volume de lixo que é depositado. As oficinas ocorrerão nas terças-feiras, com início às 9h e às 13h15min.






A segunda proposta, ocorrida na sexta-feira, 11, foi a oficina Ourum - o contador de histórias. Num dia inteiro de atividades, o agricultor, músico e contador Marco Gottinari, levou até as crianças as histórias do personagem Ourum.
Durante a manhã a oficina aconteceu na comunidade do bairro, com saídas até a sanga e a praça Castro Alves, localizada na rua Santa Cecília. Após o almoço a oficina seguiu rumo ao Templo das Águas - propriedade de Marco, localizada no 8º distrito de Pelotas. No Templo, além de ressaltar a importância de hábitos de alimentação saudável e cuidado com o ambiente, Gottinari proporcionou às crianças o contato com a natureza através da realização de trilhas e banhos de cachoeira. No encerramento Marco contou histórias e cantou junto com os visitantes.







1 comentários:

Espero que continue pois isso é importante para nossas crianças

Postar um comentário