26 de março de 2013

Jornaleco na Trilha da Sanga: reta final

Um projeto com viés comunitário, ambiental e educativo. Esse é o Jornaleco, projeto da Jornalista e Educadora Ambiental Krischna Duarte, que, aplicado à comunidade do bairro Santa Terezinha, através de parceria com o TSA, entrou na Trilha da Sanga e proporcionou o aprendizado sobre técnicas de comunicação e educação ambiental a um grupo de crianças moradoras do entorno da Sanga do bairro Três Vendas.
Com atividades desde o dia 8 de janeiro de 2013, contabilizando um total de 13 oficinas, o Jornaleco na Trilha da Sanga chega a sua reta final na próxima semana com o encerramento de suas atividades. Durante os três meses de aprendizado o grupo de crianças entre 6 e 13 anos desenvolveu as técnicas de uso de equipamentos que permitem a captação audiovisual de entrevistas, imagens, relatos de moradores e das suas próprias experiências em relação ao projeto desenvolvido.
A proposta do Jornaleco, que é a capacitação de moradores do entorno da Sanga para que possam comunicar, através de vídeo, aquilo que lhes é relevante, segundo o projeto da Educadora Ambiental Krischna Duarte, foi cumprida com êxito e será apresentada à comunidade ainda no mês de abril.

Evento de apresentação dos vídeos à comunidade
Após o término das oficinas do Jornaleco, na próxima terça-feira (2), os esforços do TSA estarão voltados para a preparação do evento de apresentação dos vídeos produzidos à comunidade. A ideia é envolver as escolas do entorno, agregando trabalhos em Educação Ambiental já desenvolvidos na comunidade, e os pais das crianças que participaram das oficinas do projeto.
Para isso a coordenação do TSA e do Jornaleco entrará em contato com as escolas da região para apresentar a proposta do evento e unir esforços para a mobilização com os pais em reunião com data ainda a ser definida.

Os vídeos
Em oficinas práticas as crianças, que foram divididas em dois grupos de acordo com a faixa etária, produziram dois vídeos ambientais que expuseram a realidade em que vivem no bairro Santa Terezinha. Os temas abordados, escolhidos pelas próprias crianças, foram a situação da Sanga do bairro Três Vendas, curso de água que atravessa a cidade e é visto como valeta pela população, e a situação da Praça Castro Alves, localizada na rua Santa Cecília, bairro Santa Terezinha.
Para mais informações sobre o evento de apresentação dos vídeos produzidos pelas crianças à comunidade, acesse o blog do TSA!



0 comentários:

Postar um comentário