24 de maio de 2013

Coletivo Educador planeja ações de mobilização

Na reunião do dia 22 de maio o Coletivo Educador planejou ações conjuntas de mobilização a curto prazo. A partir da próxima semana, todas as terças-feiras, uma equipe de mobilização, formada por integrantes da AMIZ e as estagiárias do Serviço Social, realizará uma saída de campo para as localidades Py Crespo, Santa Terezinha, Lindoia e Vila Silveira a fim de entender o que a população pensa a respeito do ambiente em que vive.
A mobilização social está em andamento com a consolidação do Conselho de Saúde do bairro Py Crespo. Estão sendo unidos esforços da Unidade Básica de Saúde, da Associação de Moradores do bairro e de alguns representantes da comunidade. O processo de consolidação conta, também, com a participação da Associação de Moradores do bairro Santa Terezinha.

Novas parcerias
A segunda pauta do encontro do Coletivo foi o relato da reunião em que a coordenadora do TSA, Aline Fonseca, esteve dialogando com o programa Redução de Danos da cidade Pelotas. Aline relatou que o foco da reunião foi a perspectiva da redução como política pública, quebrando a lógica promovida atualmente acerca dos usuários de drogas. A ideia do TSA é problematizar este tipo de questão nas comunidades. Para isso o Coletivo discutiu o texto "A droga e o pânico social" do site Brasil de Fato.
Por fim a produção do diagnóstico socioambiental, que será desenvolvido no entorno da Sanga, entrou na discussão do grupo. O diagnóstico é um eixo do TSA que será realizado em partes. Entre elas o levantamento sócio-econômico (indicadores sociais em dados quantitativos e qualitativos), que será feito pela Agência da Lagoa Mirim após firmado o convênio, e o mapeamento das organizações políticas das comunidades do entorno, ou seja, a identificação de pessoas, organizações e demais atuantes na comunidade, parte que compreende o trabalho da AMIZ.

0 comentários:

Postar um comentário