14 de fevereiro de 2014

Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFPel desenvolve oficina no projeto do TSA

Na última terça-feira, 11, o NAUrb - Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, foi responsável pela oficina realizada com as crianças no projeto de Educomunicação do TSA. A oficina contou com a participação de 20 crianças que, através de desenhos, expressaram seus olhares sobre o local onde moram.


Metodologia e pesquisa do NAUrb
A atividade, segundo a professora e coordenadora do NAUrb, Nirce Saffer Medvedovsk​i, faz parte do Diagnóstico Rápido Urbano Participativo, o DRUP, que prioriza a percepção do morador sobre o ambiente. Segundo Nirce, o projeto de pesquisa do NAUrb é amplo. Além de pesquisar as tecnologias sociais aplicadas ao tema da habitação de interesse social, o projeto trabalha com a questão das políticas públicas- analisando como elas podem incorporar os processos participativos- das novas tecnologias, da saúde e habitação e, principalmente, dos métodos participativos. "O nosso grupo de pesquisa entende que o projeto inicia com a participação do usuário. O usuário tem que ser o primeiro a ser escutado. Nós entendemos que as coisas mais básicas sobre o local, eles sabem nos passar", relatou a professora.
A utilização da tecnologia foi pensada a partir da necessidade de renovação da metodologia dos diagnósticos participativos. De acordo com Nirce, o avanço da comunicação e das infinitas possibilidades que ela dispõe não podem ser ignorados.

A oficina
Na oficina com as crianças, foram utilizados métodos tradicionais. Através do desenho, foi proposto que cada criança representasse a casa onde mora. Para a Arquiteta e pesquisadora no NAUrb, Roberta Santa Catharina com essa atividade é possível conhecer cada uma das crianças, assim como suas moradias. "A nossa ideia era propôr que elas desenhassem o lugar onde elas moram e depois desenhassen o desejo delas, como elas gostariam que fosse o lugar que elas moram, a casa, o bairro ou a rua", explicou Roberta.
A segunda parte da atividade será realizada em outra oficina do NAUrb, ainda como data a ser definida. Já as tecnologias participativas serão incorporadas às atividades com os próximos encontros, que serão pensados a partir da produção das crianças.

Veja abaixo o vídeo da atividade:

0 comentários:

Postar um comentário